BOA NOITE E ABRAÇOS FRATERNOS A TODOS DA SALA

"Em verdade vos digo, o Homem é o Filho da Mãe Natureza, e dela o Filho do Homem recebeu todo o seu corpo, tal como o corpo da criança recém-nascida vem do ventre de sua mãe. Em verdade vos digo, sois uno com a Mãe Natureza; ela está em vós, e vós nela. Dela nasceste, nela viveis, e a ela voltareis novamente... Pois vosso hálito é o seu hálito; vosso sangue é o seu sangue; vossos ossos os seus ossos; vossa carne, a sua carne; vossas entranhas, as suas entranhas, vossos olhos e ouvidos, os seus olhos e ouvidos”. Evangelho Essênio de João. Site Lobo do C

INTRODUÇÃO BÁSICA DE JAGUAR DOURADO

PARA OS XAMÃS, O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS, OS ESPÍRITOS DA NATUREZA, DEUSES E DEUSAS, FAZEM PARTE DA GRANDE TEIA DA VIDA.

Essas culturas desenvolveram desde o início de sua história, ensinamentos e práticas xamânicas que lhes permitem transcender as camadas de nossa realidade ordinária, levando-nos a experimentar outras dimensões da realidade que vão além do tempo, espaço e casualidade. Estamos todos relacionados “por fios invisíveis que nunca se tocam, tecendo a teia da vida. Mas ao vibrar um desses fios, todo o conjunto reverbera, pois estamos interligados”.

As tradições xamânicas fazendo parte dessa grande teia, desenvolveram-se em todas as partes da nossa Grande Mãe. Todas elas acreditam e coexistem entre um mundo espiritual e outro material. Esse mundo espiritual é manifestado através das forças da Natureza, sendo invisível para a maioria da humanidade, mais visível para os xamãs, "aqueles que conseguem ver no escuro".

A física quântica veio comprovar o que os xamãs há muito tempo sabiam, que há uma conexão ligando e religando tudo no Universo. Assim sendo, o Sagrado não pertence só a consciência, mas sim, um elemento inerente à estrutura da realidade; mostrando e provando que o visível faz parte do invisível. As curas xamânicas utilizam-se da energia animal, cósmica e vegetal, reintegrando a humanidade ao Universo Cósmico. Jaguar Dourado

HOJE VEREMOS UM POUCO SOBRE OS ELEMENTOS, SUAS DIREÇÕES E ANIMAIS DE PROTEÇÃO XAMÂNICOS.

NÃO SOU A ÚNICA AUTORA DOS TEXTOS QUE PASSO A VOCÊS E, PORTANTO SEREI FIEL A FONTE, QUE REPASSO PARA VOCÊS TODOS AO FINAL. ANTES TEMOS QUE DAR UMA OLHADA NOS ELEMENTOS, POIS É O INÍCIO DE TUDO.

OS QUATRO ELEMENTOS E SUAS DIREÇÕES

Tudo que foi criado, o macrocosmo e o microcosmo, portanto o grande e o pequeno mundo, formaram-se através dos elementos. O Universo todo se iguala ao mecanismo de um relógio, com engrenagens mutuamente dependentes. Até mesmo o conceito da divindade como a entidade de alcance mais elevado, pode ser classificado de modo análogo aos elementos, em certos aspectos.

Vamos examinar um fator que afeta a alquimia de nossa personalidade. Os Poderes elementais e as substâncias primárias de que nós somos compostos e que nos afeta emocionalmente, fisicamente, mentalmente e espiritualmente. O nativo considera a matéria como uma energia invisível condensada e solidificada até a visibilidade através se substâncias elementais e direcionada pela inteligência através dos Poderes Elementais. O invisível era deste modo manifestado e mantido no ser por dirigir a inteligência dentro do Todo.

Assim como nós entendemos que individualmente, as células e órgãos do corpo humano são mantidos pela inteligência dentro dele, e as funções vitais do corpo são controladas pelo subconsciente ou inconsciente, o nativo diz que a natureza opera similarmente, que o Grande Espírito se manifesta.

A ciência pode dizer que a matéria é composta por oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, carbono, etc. O nativo simplifica e expressa o entendimento de maneira mais poeticamente, dizendo que os quatro elementos (fogo, água, terra e ar) existem em todas as coisas, e são derivadas de um quinto que é a Respiração do Invisível, que chega até nós. Os 4 Elementos estão em todas as manifestações, não somente em sua matéria física, estados da matéria. O Ar refere-se a todos os gases, o Fogo a todos os pontos luminosos e fenômenos elétricos, Água a todos os fluídos, a Terra todos os sólidos.

O AKASHA, OU O PRINCÍPIO ETÉRICO

Na descrição dos elementos, estes surgiram a partir do princípio etérico. Por causa disso ele é o mais elevado de todos, o mais poderoso e inimaginável; ele é a origem, o fundamento de todas as coisas e de toda a criação. Em resumo, ele é a esfera primordial. É por isso que o AKASHA É ISENTO DE ESPAÇO E DE TEMPO. Ele é o não criado, o incompreensível, o indefinível. AS RELIGIÕES CHAMAM-NO DE DEUS. ELE é a quinta força, a força primordial; ELE é aquilo que contém tudo o que foi criado e que mantém tudo em equilíbrio. É a origem e a pureza de todos os pensamentos e idéias, é o mundo das coisas primordiais no qual se mantém tudo o que foi criado, desde as esferas mais elevadas até as mais baixas. É a quintessência dos alquimistas. É tudo em todas as coisas.

A Visão da Roda Medicinal mostra que cada um dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste Oeste) tem um Espírito Guardião que o está ajudando a qualquer momento. O Espírito Guardião é o Espírito responsável por ensinar sobre o poder das Direções, às épocas, a estação, e o aspecto humano que eles representam. As lições dos Espíritos Guardiões é o poder em todas as formas, e a dos reinos etéreos.

Os quatro animais conectados com os poderes das Direções são todos fortes membros do reino animal, que em algum tempo desejaram ser chefes de todos os animais. Através de uma intervenção de Um Maior, todos eles escolheram fundir seu poder com o dos Quatro Ventos Cardeais e assim tornar o Círculo da Vida mais forte para todas as pessoas.

O PRINCÍPIO DO FOGO.

O primeiro elemento que de acordo com os escritos orientais nasceu do Akasha, é TEJAS, O PRINCÍPIO DO FOGO. Esse elemento, como todos os outros, não age só em nosso plano denso, material, mas em tudo o que foi criado. As características básicas do princípio do fogo são o calor e a expansão; é por isso que no começo da criação tudo era fogo e luz. A bíblia também diz: "Fiat lux - que se faça à luz".

O FOGO pode ser descrito como o princípio da expansão e transmutação. O Fogo é associado com o Sol, a grande bola de fogo, que fornece luz/energia para o sistema solar inteiro. Por nascer no Leste, o Elemento Fogo e simbolizado pelo Leste na Roda Medicinal. Afeta a concisão humana no Plano Espiritual, que é percebido no nosso coração. O Plano Espiritual é percebido através do amor de dar e receber, é o relacionamento com a essência da vida, com o próximo, com todas as nossas relações. Naturalmente a base da luz é o fogo.

Esse princípio do elemento fogo é ativo e latente em tudo o que foi criado, portanto em todo o Universo, desde o menor grão de areia até as coisas visíveis e invisíveis mais elevadas. O fogo é relacionado com o espírito e associado à consciência e a iluminação.No Fogo, as cores são o dourado, amarelo e o preto. A estação do ano é a primavera, a hora do dia é a madrugada, a época da vida humana é a infância e a adolescência.

A Direção é Leste, o local da Claridade e da Iluminação, da Luz Espiritual e do nascer do Sol. É o local da visão, da visualização, da miração, do masculino elevado. Da criatividade e da expansão da consciência, da imagem em ação e dos Espíritos. É o lugar de nascer. É o masculino elevado, nas asas da Águia Dourada. Águia ! Você se fundirá com o poder de Wabun do Leste. Com sua visão clara, ajudará a trazer consciência, sabedoria e iluminação. Quando você trabalhar com Wabun, você vestirá penas douradas, a cor do raiar do dia.

O PRINCÍPIO DO AR

Outro elemento que se formou a partir do Akasha é o AR. Os iniciados encaram esse princípio não como um elemento real, mas colocam-no numa posição intermediária entre o princípio do fogo e o da água; o princípio do ar, como meio, por assim dizer, produz um equilíbrio neutro entre os efeitos passivo e ativo do fogo e da água. Através dos efeitos alternados dos elementos passivo e ativo do fogo e da água, toda a vida criada tomou-se movimento.

Em seu papel intermediário, o princípio aéreo assumiu do fogo a característica do calor, e da água a da umidade. Sem essas duas características a vida não seria possível; além disso, elas também conferem ao princípio aéreo duas polaridades: no efeito positivo a doação da vida, e no negativo, a exterminadora.

O Ar pode ser descrito como o princípio do movimento. É associado com o Norte, porque o índio observava que os mais fortes ventos chegavam do Norte. Afeta a condição humana no Plano Mental, o reino dos pensamentos e da intelectualidade, da sabedoria - o que podemos perceber com a Mente. O ar é relacionado com a mente é associada aos pensamentos e idéias. É o lugar da Sabedoria e do conhecimento. Da beleza e da ressonância harmônica. Da imaginação ilimitada e do intelecto. Dos sábios, anciões e ancestrais.

É o local de preces e de agradecimento. É o local da honra. O Espírito Guardião do Norte: é representado pelo Elemento Vento (Ar). A estação é o inverno. A hora do dia é a meia-noite. O tempo de vida é tanto a velhice com a neve sobre a cabeça, como os recém nascidos que estão voltando a este mundo. Búfalo ! Você se fundirá com o poder de Waboose, do Norte, assim compartilhará das qualidades de renovação e pureza. Quando você trabalhar com Waboose, seu pelo será branco, como a cor das neves.

O PRINCÍPIO DA ÁGUA

Ele também se formou a partir do Akasha, o princípio etérico. Em comparação com o fogo, porém, ele possui características totalmente opostas; suas características básicas são o frio e a retração. Aqui também se tratam de dois pólos: o pólo ativo, que é construtivo, doador de vida, nutriente e preservador; e o negativo, igual ao do fogo, desagregador, fermentador, decompositor, dissipador.

Como o elemento água possui em si a característica básica da retração, ele deu origem ao fluido magnético. Tanto o fogo quanto a água agem em todas as regiões. Segundo a lei da criação, o princípio do fogo não poderia existir se não contivesse um pólo oposto, ou seja, o princípio da água.

A Água pode ser descrita como o princípio da fluidez. Águas fluem e contornam todas as formas, e fazem seu próprio nível. Andando no sentido horário na Roda Medicinal água fica no Sul. Afeta a condição humana, no plano dos desejos, que é percebida através dos sentimentos e das emoções.

O sul é o lugar onde as pessoas buscam visões, pedindo ao Criador para apontar a direção que devem seguir. Dá-nos a dádiva da energia, adaptabilidade, maturidade, brincadeira e humor. Em algumas tradições poderemos encontrar o Guardião da Direção Sul, como Coiote, Porco Espinho, Coelho, ou ainda como o Rato. "Coiote ! Você se fundirá com o poder do Sul. Com sua habilidade para ensinar e sobreviver, você ajudará a trazer crescimento e confiança aos seres. Quando você trabalhar sua pele terá a cor do Sol do meio-dia, que fertiliza a Terra."

O PRINCÍPIO DA TERRA

O elemento terra formou-se por último, pois através de sua característica específica, a solidificação, ela integra em si todos os outros três. A Terra pode ser descrita como o princípio da inércia ou estabilidade. Ela faz a forma, mostra solidez. A Terra é representada no Oeste. Afeta a condição humana no plano ordinário da realidade de cada dia, o mundo da matéria que é percebido através dos cincos sentidos (audição, visão, olfato, tato, paladar).

A Terra é relacionada com o corpo físico, e associada com as sensações. Local de introspecção e Intuição. É o útero da Mãe Terra, representado pela caverna do Urso. É o lugar de morrer para renascer. Da nutrição e da proteção. Do mundo subterrâneo e da escuridão. É o " Feminino Profundo ". Urso ! Você se fundirá comigo, com o Oeste, porque como eu, você é forte e pensa bastante antes de falar comigo sua pele será preta, como a noite com seus cabelos prateados para honrar as estrelas. Você permanecerá como chefe do Conselho Animal, assim como eu sou o chefe do Conselho dos Ventos.

ANIMAIS DE PODER

SIMBOLOGIA ANIMAL está profundamente gravada no inconsciente coletivo da humanidade. Herdamos sentimentos e recordações inconscientes que condicionam nosso comportamento consciente.

Nas religiões antigas existem registros de rituais do homem e do animal em todos os hemisférios. Exemplos como Ganesha, a divindade hindú, forma humana com cabeça de elefante; no Egito, Thot, forma humana com cabeça de falcão; o peixe e a ovelha no cristianismo.

Nos contos Jakata conta-se que Buda em seu “Grande Despertar lembrou-se de encarnações animais. Jesus, um dia, disse aos seus discípulos: “Eis que vos enviou como ovelhas no meio de lobos; portanto, sede esperto como as serpentes e simples como as pombas “. (Mateus, 10:16 )

NO XAMANISMO passamos pela descoberta do animal guardião que está presente em cada um de nós. Seja chamado de ANIMAL DE PODER, espírito protetor, nagual, aliado totem, animal guardião. É o nosso ego, nosso duplo. Os animais estão mais próximos do que nós da Fonte Divina. O animal é mítico, onírico. Quando compartilhamos de sua consciência animal, podemos transcender o tempo e o espaço, e, as leis de causa e efeito. A natureza da relação entre o homem e o animal é de origem espiritual. É o nosso instinto animal, nosso lado mais forte e menos racional.

Os ANIMAIS DE PODER são manifestações dos poderes arquetípicos ocultos, que estão por trás das transformações humanas. Torna as pessoas com um corpo vigoroso, aumenta a resistência a doenças, a acuidade mental, e a auto confiança.Eles auxiliam no diagnóstico de doenças, na realização de objetivos desafiadores, para aumentar a disposição, auxiliam no auto conhecimento. Enfim, um aliado.

Através de uma maior compreensão da energia animal e da prática de rituais e meditações, expande-se o seu poder pessoal. Esse relacionamento poderá lhe trazer um vigor extra, ajudará a ter idéias mais criativas, a melhorar seu relacionamento com as pessoas e com o Universo, aumenta sua intuição, melhora seu poder de tomar decisões, maior disposição para enfrentar os desafios da vida, proteção contra perigos.

NO XAMANISMO realizamos uma ritual, com tambor, para que os praticantes se conectem com seu animal, e também deixamos nosso animal aflorar através da “Dança do Animal”. Nesse momento decreto que se abra a porta do Mundo Profundo, para que você leitor, se encontre com os mistérios, com a magia e com o poder dos espíritos animais.

USAMOS RITUAIS COM TAMBORES, PARA PRODUZIR UMA ALTERAÇÃO DE CONSCIÊNCIA E VIAJARMOS AO MUNDO ANIMAL, DESCOBRINDO NOSSO ANIMAL DE PROTEÇÃO. AQUI, ON LINE, VAMOS PELA DATA DE NASCIMENTO MESMO...MAS ALERTO NEM SEMPRE CORRESPONDE AO SEU ANIMAL DE PROTEÇÃO, MAS COM CERTEZA ESTÁ RELACIONADO A UM DOS SEUS 5 ANIMAIS.

HÁ UM RITUAL ENSINADO QUE PODE SER FEITO ISOLADAMENTE, PASSO A VOCÊS, MAS O IDEAL É PARTICIPAR DE UM RITUAL XAMÂNICO COM ORIENTAÇÃO.

CONEXÃO COM SEU ANIMAL GUARDIÃO

Começamos usando exercícios de visualização, para abrir as portas para o Reino Animal. Deixe de lado as preocupações e idéias pré-concebidas.Volte-se para aquela parte dentro de você, que sente mais do que pensa. Vá para um local onde não possa ser perturbado. Antes de iniciar a conexão faça a cerimônia de limpeza. Esta cerimônia é feita através da queima de ervas de limpeza tais como sálvia, alecrim, alfazema, cedro, Artemísia, tabaco, e outras. Eu gosto muito de utilizar a sálvia ou alfazema.

Colocar a sálvia ou alfazema numa concha ou taça simbolizando o Elemento Água. A própria erva representa o Elemento Terra. O Elemento Fogo é representado por ele próprio no momento da queima. A defumação é abanada por uma pena representando o Elemento Ar. Evoque o Espírito da Erva, solicitando seus poderes de limpeza. De frente para o leste abanando a fumaça a sua frente você diz: ESPÍRITO DO LESTE, DE ONDE CHEGA À LUZ. PORTAL DO ESPÍRITO E DO ELEMENTO FOGO. ILUMINE-ME.

No sentido horário, gire o corpo ficando de frente para o Sul e diga:
- ESPÍRITO DO SUL, ONDE O SOL ESTÁ FORTE. PORTAL DAS EMOÇÕES, SENTIMENTOS E DO ELEMENTO ÁGUA, FORTIFIQUE-ME

No sentido horário, volte-se para o Oeste:
ESPÍRITO DO OESTE, ONDE O SOL SE PÕE. PORTAL DO CORPO E DO ELEMENTO TERRA TRANSFORME-ME.

Volte para o Leste abanando a fumaça para o alto: CÉU, GRANDE FORÇA MASCULINA ATRÁS DE TUDO O QUE EXISTE. DÊ-ME PODER. Antes:No sentido horário, dirija-se para o Norte:
ESPÍRITO DO NORTE, ONDE O SOL DESCANSA. PORTAL DA MENTE E DO ELEMENTO AR, INFORME-ME. Volte para o Leste abanando a fumaça para o alto: CÉU, GRANDE FORÇA MASCULINA ATRÁS DE TUDO O QUE EXISTE. DÊ-ME PODER.

Depois, passe a fumaça em si próprio, começando dos pés até acima da cabeça por quatro vezes. Poderá também colocar suas mãos acima da fumaça e passar em seu rosto, e baixar a fumaça com as palmas da mão para baixo em direção ao seu corpo até os pés. Coloque uma fita com som de um tambor batendo (120 a 150 batimentos por minuto). Você poderá pedir a alguém para fazer isso por você também. O ritmo do tambor é o pulso da vida, é a batida do coração da Mãe –Terra. Deite e relaxe, respirando profundamente. Comece a inspirar de forma rítmica. Irá inspirar (contando até 7), reter o ar com os pulmões cheios. (7), expirar(7) e reter os pulmões sem ar(7), voltando a inspirar novamente, na mesma contagem de tempo para cada etapa. Costumo fazer com 7 por que é o número do ritmo na Terra.

Feche os olhos e vá sentindo o som do tambor. Deixe que o som entre pelos seus quatro corpos (mental, espiritual, físico, emocional) Na pausa entre a inspiração e expiração, pense em tudo o que lhe preocupa, emita uma ordem de RELAXE. Agora deixe sua mente em repouso. Relaxe os seus pensamentos e fique em silêncio mental durante pelo menos 10 respirações. Agora preste atenção em sua respiração, ouça a sua respiração, sinta o seu respirar. Sinta como ocorreu o contato com o ar, com o oxigênio natural, com a energia cósmica. Sinta que em seu coração se fundem a energia do Céu com a energia daTerra. Imagine um local que você gostaria de estar relaxando, meditando nesse momento. (pode ser floresta, campo, montanha, rios, mar, etc.). Imagine-se nesse local. Esse local nós chamaremos de seu Espaço Sagrado

Seu corpo espiritual começa a passear pelo seu Espaço Sagrado até encontrar uma abertura subterrânea. Aproveite para observar a beleza a sua volta. Encontrando a abertura, você entra e começa a caminhar por ela, observando que se trata de um túnel. Caminhe por esse túnel. Caso algo obstrua a sua passagem, não desista, contorne-o e continue a sua caminhada. Toque as paredes de seu túnel com as suas mãos e sinta-o. Você poderá sentir a energia da terra em suas mãos. A energia da vida fluindo em suas paredes. Mais alguns passos e você poderá visualizar a porta de entrada para o Mundo Profundo. Caminhe até chegar em frente à porta, e evoque em pensamento :“Eu peço que meu animal guardião venha se encontrar com sua parte humana. Eu ordeno que se abra a porta entre os Dois Mundos para me encontrar com meu Animal Guardião”.

Atravessando a porta você irá observar o animal que chega a sua frente. Não force isso. Não use o racional. Não há medo e assim o animal move-se para mais perto, unicamente fazendo um movimento de reconhecimento. É lindo, profundo. É como se sua mente abrisse as portas de um tempo passado. Deixe que seu animal se apresente para você, ao invés de escolhê-lo. No inicio desse exercício algumas pessoas tem dificuldades com a interpretação de imagens. O estudo do animal e a prática constante vai permitir um melhor acesso a essa energia.

Há casos em que aparece mais de um animal. Fique atento, pois o seu guardião usará de uma forma para chamar mais atenção, e seu coração sentirá. Você também começa a se mover em sua direção. Estenda suavemente as suas mãos, estabeleça contato. Abrace o seu animal, troque carinhos. Ao final despeça-se de seu animal, agradecendo. Volte para o túnel de onde você saiu e vá ao seu local de repouso. Visualize-se retornando para seu corpo. Repouse por alguns instantes. Volte ao seu local de prática agradecendo ao Universo. A SENSAÇÃO É DE UMA PAZ MUITO PROFUNDA

PELA DATA DE NASCIMENTO

DATA: 22 de dezembro - 19 de janeiro. GANSO DA NEVE

LUA: LUA DA RENOVAÇÃO DA TERRA DIREÇÃO: NORTE ANIMAL: GANSO DA NEVE / VEGETAL:BETÚLA/ MINERAL: QUATZO/ COR:BRANCA/ANIMAL AUXILIAR: PICA-PAU CLÃ:TARTARUGA

Como o Ganso de Neve, as pessoas desta Lua têm mentes que podem voar e cobrir distâncias vastas. Pertencendo ao Clã da Tartaruga, eles encontram-se centrados no mundo material, mas suas mentes são capazes de irem a lugares distantes.

As pessoas do signo do Ganso da Neve são governadas pela neve. Elas descansam seus corpos, enquanto voam mentalmente. Os nascidos sob esta Lua têm uma real sensação de obedecer à autoridade. A conduta deles sempre será muito formal. Eles têm uma sensação genuína de respeito por tradição. Eles gostam de ter pessoas ao seu redor, mas são muitos reservados, e cautelosos com suas amizades.

Como pais, são muito cautelosas. Gostam das suas crianças e suas casas são bem organizadas, funcionando da melhor maneira possível. Eles exigem respeito e obediência de seus filhos. Sua disciplina severa é muito dura para seus filhos. Quando crianças, os nascidos nesta Lua são introvertidos, pelo menos no primeiro período das suas vidas. Elas precisam de muito estímulo e compreensão nessa fase de sua vida. Mas, quando crescem querem ser o centro das atenções.

Os nascidos como gansos da neve, tendem a ser "perfeccionistas" em uma sensação figurativa. Pequenas coisas fora de lugar nos ambientes ou nas pessoas, os aborrecem. Eles gostam de limpeza e organização, como já mencionamos.Quando estão fora de equilíbrio, eles são facilmente provocados. Tendem a ser ciumento, cético, egoísta, arrogante e manipulador.

Eles podem planejar esquemas mirabolantes de vingança e arrastarão para baixo todo mundo com eles. Eles podem continuar assim até o próprio poder virar-se contra eles num esforço para reconduzi-lo no caminho do bem. Devido à influência do Clã da Tartaruga, os Gansos da Neve têm uma enorme teimosia e um medo de mudanças na suas vidas.

DATA 20 de Jan. - 18 de Fevereiro. LONTRA

LUA: Lua do Repouso e da Purificação DIREÇÃO: Norte/ANIMAL: LONTRA /VEGETAL: ÁLAMO /MINERAL: PRATA/COR: PRATA/ANIMAL AUXLIAR: ESTURJÃO /CLÃ: BORBOLETA

As Lontras são inteligentes, brincalhonas, úteis e gentis. As pessoas deste totem são visionárias e humanitárias e gastam freqüentemente muito do seu tempo e energia procurando meios nos quais eles possam ajudar seus irmãos humanos. Freqüentemente se envolvem com organizações de caridade ou modos alternativos de vida. Apesar de geralmente serem moderadas, amorosas e gentis, elas têm a capacidade de tratar com severidade aqueles que precisam de uma ajuda para a voltar ao caminho do bem. São destemidas e cheias de coragem, e não tem medo nenhum de encontrar-se numa posição contrária com seus amigos ou colegas de trabalho, se elas sabem que a sua posição é a correta.

Misticamente, suas habilidades ativas, psíquicas, originam-se pela sua natureza intuitiva. Muitas pessoas do signo da Lontra usam estas habilidades para tomar suas decisões diárias na vida. Elas podem se sentir amedrontadas com seus poderes e energia, e podem bloqueá-los. Isto poderá ocorrer se elas não desenvolverem suas naturezas intelectuais, e não seguirem suas intuições. Quando isto acontece, elas são as pessoas mais infelizes e tendem a perder muitas de suas boas qualidades.

Pessoas do signo da Lontra começarão a tomar decisões erradas, deixando-as ainda mais tristes. Isto se origina por não quererem admitir a causa da raiz do seu problema. Pertencendo ao clã da Borboleta as qualidades delas são ainda mais fortes. Porém, elas têm que desenvolverem o seu próprio senso prático ou muito dos seus sonhos não se tornarão realidade.

DATA: 19 de Fevereiro a 20 de Março. PUMA

LUA: Lua dos Grandes Ventos DIREÇÃO: Norte /ANIMAL:PUMA/ VEGETAL: Tanchagem / MINERAL: TURQUESA /COR:AZUL-ESVERDEADO / ANIMAL AUXILIAR:URSO PARDO / CLÃ:SAPO

Elas gostam de se manterem no alto de seus territórios, buscando a elevação mental e espiritual. Elas são sensíveis e gostam de ter seu próprio lugar para se retirar para contemplação. Precisam do seu próprio território espiritual, ao viajarem elas podem se tornar pessoas mal-humoradas e insatisfeitas por falta dele. Elas também têm a necessidade para marcar seus territórios. Elas não gostam que outros invadam seu espaço territorial sem nenhum convite, especialmente pessoas do seu próprio totem, devido ao potencial de poder que compartilham.

Elas tendem a manter em silêncio seus sentimentos mais profundos. Podem manter uma conversa facilmente, para fazer com que os outros se sintam confortável, mas só revelará seus sentimentos aqueles que tenham confiança. Por causa deste silêncio, tendem a se isolarem para se protegerem.

Quando as pessoas do signo do Puma se sentem confortáveis, elas podem dar um grito se rejubilando de emoção. Esta energia retida é o que freqüentemente as fazem mergulharem em profundas depressões e as impedem de se centrarem quando tentam manter um elo ao meditarem. O Medo que têm das próprias emoções pode as impedir de tomarem decisões claras, fazendo-as parecerem indecisas.

Elas são caçadoras, mas o que elas estão freqüentemente caçando é o seu desenvolvimento espiritual. São inteligentes o bastante para saberem que elas têm que serem pacientes para caçar as coisas que elas estão buscando. Quando as pessoas do signo do Puma perdem seu equilíbrio, elas podem ser muito ferozes com aqueles que a feriram. Quando elas se sentem encurraladas, mostram suas garras e realizam uma briga notável. Às vezes brigam sem nenhum motivo, como se quisessem liberar suas emoções reprimidas. Mas também podem ferir os outros na batalha, às vezes mais seriamente do que elas imaginam.

DATA: 21 de Março a 19 de Abril. FALCÃO VERMELHO

LUA: Lua da Árvores em Botão /DIREÇÃO: LESTE/ ANIMAL:FALCÃO VERMELHO VEGETAL:DENTE DE LEÃO / MINERAL:OPALA/ COR:AMARELO /ANIMAL AUXILIAR:CORVO/ CLÃ:PÁSSARO TROVÃO.

Pessoas nascidas durante a Lua das Árvores em Botão são freqüentemente grandes pessoas espiritualmente e têm a capacidade de controlar os ventos ao seu redor. Eles são caçadores, embora essas caçadas sejam por coisas novas para fazer, projetos novos para começar e filosofias novas para explorar. Estas pessoas têm luz e trevas dentro de si. Elas são joviais e abertas a tudo, mas podem preferir estar a sós e contemplar o que está com o mundo.

Pessoas do signo do Falcão Vermelho tendem a ser destemida. Elas têm pouca ou nenhuma paciência com as pessoas. Elas rasgarão a cabeça de qualquer um que vêem como inimigo. Quando bravas, seus comentários podem ser mortais. Para aqueles que amam e confiam nelas, eles os consideram como líderes que irá levá-los em suas asas durante sua jornada.

Durante seus vôos, elas podem ver claramente como as coisas deveriam estar ocorrendo na terra. Elas podem colocar as coisas no seu caminho normal, ou começar um projeto para corrigir um mal. Elas são muito otimistas. Elas pensam independente de dogmas e filosofias, e falam o que querem. Porém, cansam depressa de algo que há pouco começaram a trabalhar. Elas precisam aprender a serem mais pacientes e estáveis.

Como o seu totem, as pessoas do signo do Falcão Vermelho têm a habilidade para planarem bem alto no céu e comunicar-se com o espírito do Criador. Elas podem esquecer desta habilidade quando passam muito tempo divagando o que precisa ser feito na terra. Elas têm que aprender a equilibrar seus dons. Elas tornam-se líderes quando aprendem a canalizar sua energia, e trabalharem em algo que precisem de sua liderança. Podem ter sucesso em qualquer profissão que escolherem, se encontrarem seu equilíbrio, mas este processo é longo, duros e cheios de altos e baixos.

DATA: 20 de Abril a 20 de Maio CASTOR

LUA: Lua da Volta dos Sapos DIREÇÃO: Leste / ANIMAL:CASTOR/ VEGETAL:JACINTO AZUL MINERAL:CRISOCOLA/ COR:AZUL/ANIMAL DE PROTEÇÃO:SERPENTE /CLÃ:TARTARUGA

Castores são animais quietos. Eles acasalam-se para vida toda e vivem em pequenas colônias. Eles são pais afetuosos e seus filhotes permanecerão com eles até completarem dois anos. A mãe permanece com os filhotes até que eles cresçam o bastante para adquirirem sua própria independência. Os machos velhos, quando perdem sua companheira tornam-se amargos e podem ficar aparte do resto da colônia. As pessoas deste totem são capazes de alterar seus ambientes drasticamente para prover a sua paz, segurança e satisfação. Elas farão mudanças em todos os níveis: físico, mental, espiritual e emocional.

As pessoas do signo do Castor vivem constantemente em contato com a Água. A Água lhes permite verem as coisas mais claramente. Elas são rápidas para aprender qualquer coisa que elas sintam que seja necessário e benéfico para elas saberem. Seus corpos e mentes adaptam-se depressa ao ambiente em que vivem, desde que esteja em ordem.

Elas são pacientes e perseverando obterão a maioria das coisas que elas almejam. Elas são criativas e tendem a tomar grande cuidado ao projetar o seu ambiente, refletindo assim sua personalidade. Como o Castor, as pessoas deste totem não falam muito quando estão em outros ambientes sem ser o familiar. Conhecendo as pessoas, elas expressarão seus pensamentos. Porém guardando seus sentimentos para si, como se fosse a represa do Castor segurando a água, correm os riscos de se afogarem em suas emoções e sentimentos. Elas são teimosas e infelizes quando não aprendem expressar os seus sentimentos. Suas relações são levadas a sério.

Tal como o Castor tornam-se pais maravilhosos. As fêmeas tenderão a serem muito dedicadas as suas crianças, podendo cometer o erro de ignorar seu macho e deixá-lo ir embora. Crianças nascidas durante a Lua da Volta dos Sapos podem ser irritantes caso tenham que seguir uma rotina rigidamente. Uma vez que suas vidas estejam em ordem, elas também podem ser muito criativas e podem gastar muito tempo se divertindo.

DATA: 21 de Maio a 20 de Junho. CERVO

LUA: Lua do Plantio do Milho DIREÇÃO: Leste / ANIMAL:CERVO/ VEGETAL:MIL FOLHAS/ MINERAL:AGÁTA/COR:BRANCO E VERDE / ANIMAL AUXILIAR:ALCE CLÃ:BORBOLETA

Tal como seu totem, pessoas do signo do Cervo são sensíveis, graciosas, rápidas e alerta. Elas são por natureza intuitivas, e isto lhes ajuda a sentir os sentimentos de outras pessoas facilmente, pelo menos superficialmente. Elas têm a necessidade e gostam de ser cercados por paisagem bonita ou casas, e por pessoas que achem bonita em todos os sentidos. Estes povos são intuitivos e sensíveis o bastante para conhecer a beleza interior das pessoas.

Elas são inteligentes, diligentes e criativas. Freqüentemente se transformam em artistas, trazendo uma real sensação de realização para suas almas. Emocionalmente, elas podem afastar a beleza ao seu redor, quando estão preocupadas. As Pessoas do signo do Cervo têm muito a aprender para encontrarem uma relação na qual elas possam se sentir confortáveis o bastante para abrir seus sentimentos que normalmente tentam esconder dos outros.

Elas também precisam aprender a terem estabilidade, ao invés de querer pular de um lugar ou assunto para outro, sem realmente realizar o que elas querem. Elas são propensas a excitação nervosa e têm predisposição para as afecções respiratórias e problemas de vista. Se elas não aprendem a encontrar pessoas que possam conversar e abrir-se para elas, podem ficar propensas a bloqueios energéticos.

DATA: 21 de Junho a 22 de Julho. PICA PAU

LUA: Lua da Luz Forte DIREÇÃO: Sul /ANIMAL:PICA PAU/ VEGETAL:ROSA SILVESTRE MINERAL:CORNALINA/ COR:ROSA/ANIMAL AUXILIAR:GANSO DAS NEVES/ CLÃ:SAPO

Os povos da Lua da Luz Forte podem aprender com os seus talentos místicos, os quais só afloram quando eles vivem em ambientes equilibrados e muito harmoniosos.
Os povos do Pica-Pau não sabem o que os guia e acham difícil de explicar aos outros suas tomadas de decisões. Pessoas mais lógicas e amigas freqüentemente explicam ao nascidos nesta Lua, que eles confiam demais nas suas intuições sem perceber que agindo assim, eles estão fazendo mal a si mesmo.

O lar é muito importante para os Pica-paus e eles nunca estão contentes quando não têm uma casa confortável e harmoniosa. As relações também são muito importantes para este povo, e eles darão muito da sua energia para estabelecer e manter boas relações com outros.Pessoas do signo do Pica-Pau precisam de algo para fazer algo para a humanidade. Poderia ser uma organização de caridade ou fraternal, mas será mais freqüente vê-las como professores, religiosos ou místicos, a natureza mística delas precisa ser cumprida uma vez que elas encontraram segurança material e bem-estar.

Se elas não encontram a paz material que os permite a continuar suas indagação, elas serão freqüentemente pessoas muito infelizes e gastarão a maioria do tempo remoendo-se em emoções negativas que possam fluir por elas. Durante tais períodos elas serão propensas a problemas sanguíneos, desequilíbrio emocional, distúrbios gástricos e outras afecções. Nestas ocasiões elas precisam encontrar um equilíbrio entre os níveis materiais e espirituais para efetuarem uma cura total.

DATA: 23 de Julho a 22 de Agosto. ESTURJÃO

LUA: Lua dos Frutos Maduros DIREÇÃO: Sul /ANIMAL:ESTURJÃO/ VEGETAL: FRAMBOESA/ MINERAL:HEMATITA /COR:VERMELHA ANIMAL AUXILIAR:LONTRA/ CLÃ:PÁSSARO TROVÃO

Tal como o seu totem animal, as pessoas da Lua dos Frutos Maduros tendem a ser o rei em qualquer água que habitem. Elas vêm com naturalidade esta posição por causa da grande quantidade de energia primitiva que transpassa por elas. Sua força interna e habilidades de clarividência lhes ajudam, a saber, o que os outros precisam e o que é bom para elas. Porém, precisam estar de olhos abertos contra uma tendência natural de parecerarrogante e ser muito dominante, podem gostar do poder e querer manter-se acima dos outros de maneira ditatorial.

Normalmente podem se proteger de manipulações de poder, procurando estarem seguras e desenvolverem seu lado psíquico. Durante os anos de sua vida, tal como o Esturjão, elas podem manter sua força e vitalidade sexual ativa até sua "passagem". Mas esta vitalidade pode dissipar suas energias vitais, caso usem sua sexualidade incorretamente. Esta é uma lição crucial para pessoas do signo de Esturjão, porque freqüentemente, elas tendem a confundir sua energia vital com sua energia sexual e o abuso de ambos culminará em períodos freqüentes de comportamento irregular e destrutivo.

DATA: 23 de Agosto a 22 de Setembro. URSO PARDO

LUA: Lua da Colheita DIREÇÃO: SUL /ANIMAL: URSO PARDO/ VEGETAL:VIOLETA/MINERAL:AMESTISTA COR:PÚRPURA/ANIMAL AUXILIAR:PUMA CLÃ:TARTARUGA

Ursos são animais curiosos, talvez mais curiosos que grande maioria dos animais, só perdendo para o camundongo. Eles caminham lentamente, apreciando a paisagem, e aprendendo com as coisas que estão ao seu redor. Para os Nativos Americanos, o Urso é um animal muito especial. Na maioria das lendas do mundo animal, o Urso é reconhecido como Chefe do Conselho dos Animais, por causa do seu senso de justiça, sua força e coragem. Na maioria das tribos, o Clã do Urso é um clã de liderança e proteção.

Como seu totem, as pessoas do signo do Urso Pardo podem ficar quietas durante longos períodos de tempo, inclusive no seu lado mental. Mas quando elas sentem que algo é importante ou excitante, lhe falarão sobre isto de um modo muito eloqüente. Elas são curiosas em relação ao mundo. Elas gostam de saber o que ocorreu com tudo, especialmente para ajudá-los quando alguma coisa sai errada.

Estes povos tendem a serem lentos e pensarem bastante antes de se envolverem com qualquer coisa nova. Como o seu totem, estas pessoas tendem a reduzir sua velocidade no inverno. Elas gostam de se recolherem nesta época, para avaliar tudo o que ocorreu no último ano e prepararem-se para o que há de vir. Ao longo do ano estas pessoas tendem a ser agradáveis, alegres, gentis e confiantes, contanto que elas estejam equilibradas. Se elas se sentem encurraladas, podem ficar agressivas.

DATA: 23 de Setembro a 23 de Outubro. CORVO

LUA: Lua do Vôo dos Patos DIREÇÃO: Oeste /ANIMAL:CORVO/ VEGETAL:VERBASCO/ MINERAL:JASPE /COR:MARROM/ANIMAL AUXILIAR:FALCÃO VERMELHO/ CLÃ:BORBOLETA

Corvos são representados como os pássaros do equilíbrio entre o homem e natureza. Quase todas tribos têm uma lenda sobre o Corvo explicando por que ele é preto. Em todas lendas o Corvo começa como um pássaro branco cuja cor foi mudada como um castigo pelos seus atos malignos ou por ter feito um esforço para ajudar o homem, tentando apagar um fogo que ameaçava estas pessoas. Esta dualidade nas lendas ilustra a dualidade que os Nativos Americanos sentem sobre o Corvo. Para uns, ver o Corvo é um presságio ruim; para outros, é bom.

Como o Corvo, as pessoas deste totem são capazes de voar para lá e para cá até atingir um lugar onde elas possam absorver a energia da Mãe Terra. Elas são pessoas que se sentem confortáveis tanto na Terra como no Céu. Podem voar uma grande distância e ao sentirem-se cansados elas podem planar tranqüilamente, dependendo do estado de equilíbrio que elas alcançaram. O estado de equilíbrio é crucial para as Pessoas do signo do Corvo, porque, tal como o Pássaro Trovão, elas são capazes de voar de uma posição a outra.

O totem do Corvo é paradoxal, porque as pessoas do signo do Corvo exemplificam os paradoxos da vida nas suas próprias emoções. Por serem capazes de voar alto, elas podem ver o bem e o mal de qualquer ponto de vista, e buscar a harmonia perfeita para seus problemas. Tal como o seu pássaro, elas são cautelosas, e com boa razão, pois provavelmente elas foram feridas ao serem crédulos no passado. Elas saberão fugir de uma situação a qualquer sinal de perigo. Elas são pessoas inteligentes, capazes de aprender com suas visões e idéias.

Elas tendem a ser orientadoras. Elas estão contentes quando estão com um grupo de pessoas que compartilham suas idéias, e se sentem muito seguras neste ambiente. Tal como o Corvo, elas demonstram um espírito de defesa agressivo quando atacam seu grupo e território. Se elas sentem que esses que elas amam são ameaçados, os defenderão contra qualquer coisa, não importando seu tamanho ou força.

DATA: 24 de Outubro a 21 de Novembro. SERPENTE

LUA: Lua do Tempo Frio DIREÇÃO: Oeste /ANIMAL: SERPENTE/ VEGETAL: CARDO SANTO/ MINERAL: COBRE e MALAQUITA/ COR: LARANJA/ ANIMAL AUXILIAR: CASTOR/ CLÃ: SAPO

Como o seu totem, as pessoas da Lua do Tempo Frio tendem também a ser misteriosas e reservadas. Elas dedicam boa parte do seu tempo para ouvir as outras pessoas, mas, são extremamente relutantes em revelar os seus segredos mais íntimos. Por causa disto, às vezes são mal compreendidas. Como a Serpente, pessoas deste totem têm também sentidos super-aguçados, a prova disto, é que elas geralmente descobrem a verdade sobre as pessoas em diversas situações.

Elas têm olhos aguçados que as permitem ver a alma profundamente, quer seja, a sua ou a dos outros. Estes sentidos só lhes faltam quando se encontram perturbadas, fato este, que impede sua força de fluir suavemente por elas. Eles são pessoas adaptáveis, e, como o totem animal delas, têm a habilidade para trocar sua pele velha, ou seja, de idéias, ambiente ou sentimentos, esta transformação ocorre em uma fase nova do seu ser. Mudanças sempre não são fáceis para elas, mas quando a fazem, é permanente até acharem que é tempo de seguir um novo caminho.

Na visão Nativa , a Serpente é completamente diferente da visão cristã-européia que aprendemos nas nossas escolas ou em casa. As pessoas do signo da Serpente são merecedoras de respeito por causa do poder de transformação que levam dentro de si. Podem também serem mensageiras e trazer mensagens que todos nós precisamos ouvir, se nós aprendermos a escutar nossa voz interior, nós podemos ouvi-las. Estes povos também podem demonstrar uma paciência notável, se aprenderam a manter suas energias em equilíbrio.

DATA: 22 de Novembro a 21 de Dezembro. ALCE

LUA: Lua da Neve DIREÇÃO: Oeste /ANIMAL: ALCE /VEGETAL: ABETO NEGRO/ MINERAL: OBSIDIANA/ COR: PRETA /ANIMAL AUXILIAR: CERVO/ CLÃ: PÁSSARO TROVÃO.

Como o totem delas, as pessoas do signo do Alce parecem pertencer à família real. Elas têm um porte orgulhoso, com ar de majestade quando tudo está ocorrendo maravilhosamente para elas. Quando elas se encontram introspectivos, elas são capazes de absorver muito do que elas leram, ouviram, ou experimentaram na vida, elas são achadas freqüentemente na posição de professores.

Pessoas do signo do Alce são sedentas de justiça, tanto no conceito, como na prática, elas ficam impacientes quando vêm quaisquer formas de injustiça. Quando elas encontram qualquer tipo de injustiça, elas fazem um barulho tão grande, até que a justiça seja feita. Se aqueles a quem elas recorrem para corrigir a injustiça não se envolvem na sua causa, elas gritam ainda mais altas, envolvendo-se ao máximo, até que algo ocorra e mude a situação.

Tal como seu totem, as pessoas do signo do Alce gostam de ir para os lugares altos. Meditando, suas mentes podem abrir portas que lhes permitam voar entre os mundos "axis mundi". A sua intuição lhes fala quando elas estão prontas para realizar tais vôos e quando são necessárias elas voltam. Elas receberam presentes espirituais, tais como a habilidade para ensinar aos outros, mas elas têm que dominarem o assunto estudando ou elas não conseguirão usar este presente da melhor maneira que elas podem. As pessoas do signo do Alce têm uma natureza independente, embora estejam dispostas a serem líderes dos outros em certos momentos.

Pessoas do signo do Alce tentam se manterem fechadas sobre as coisas que estão ocorrendo profundamente no seu âmago, e temem o que pode ocorrer caso se abram para os outros nas suas relações. Neste momento, elas se retirarão da relação mentalmente, senão materialmente. Enquanto elas tendem a serem fechadas sobre seus sentimentos mais profundos, elas aparentam estarem de corações abertos superficialmente. Esta dualidade (fechada e transparente) às vezes pode causar dores reais para estas pessoas e para aqueles que as amam. Uma vez que uma pessoa do signo do Alce decidiu a realizar algo, é muito difícil demovê-la desta idéia. São indivíduos determinados e destemidos, chegando às vezes a serem donos da razão.

VeRa 23:25:35
A Natureza tem um caminho para se comunicar se nós, simplesmente escutamos. Animais são representantes de nossas mentes inconscientes. Observe se um pássaro vai constantemente cantar na sua janela, escuta. Ou quando algum animal chama sua atenção. Eles poderão estar se comunicando com você, porém só com consciência sutil é que você poderá compreender. Orando e finalizando agradecendo os responsáveis pela sala de luz e aos inúmeros amigos (as) aqui presentes.

Do ponto de LUZ a mente de Deus. Que flua Luz às mentes dos homens. Que a Luz desça a Terra. Do ponto de AMOR no coração de Deus. Que flua Amor aos corações dos homens. Que Cristo retorne a Terra. Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida. Que o propósito guie a fraca vontade dos homens. O propósito dos Mestres que conhecem e servem. Do centro a que chamamos a raça dos homens. Que se realize o Plano de AMOR e LUZ. E que sele a porta onde habita o mal. QUE A LUZ, O AMOR E O PODER. RESTABELEÇAM O PLANO DIVINO SOBRE A TERRA. QUE ASSIM SEJA. AMÉM.

Sites de referência:
www.xamanismo.com
www.xamanismo.com.br. http://www.animalspirits.com/
http://www.mitoemagia.com.br/musicas/musicas.php

 

Free Web Site Counter
hit Counter